INCLUSÃO: LATERALIDADE: NECESSÁRIA PARA A APRENDIZAGEM, MAS ESQUECIDA NOS PLANEJAMENTOS

MENINA COM AS MÃOS PINTADAS SORRINDO SENDO UMA MÃO COM TINTA AZUL E A OUTRA LARANJA

 

LATERALIDADE: NECESSÁRIA PARA A APRENDIZAGEM, MAS ESQUECIDA NOS PLANEJAMENTOS

 

Até os sete anos é comum a criança manifestar dificuldades em relação a sua lateralidade. Isto decorre do fato de, muitas vezes, ela ser esquecida a hora da elaboração dos planejamentos pedagógicos da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental.

Para a elaboração de um bom planejamento, em primeiro lugar, devemos verificar qual é a dominância manual, ocular, auditiva e do pé. Isto pode ser feito através de brincadeiras e testes simples tais como:

  • DOMINÂNCIA MANUAL – observar a mão que o aluno usa para escrever, pentear os cabelos, pintar, comer, entre outros. Usa-se a dramatização para verificar estes aspectos;
  • DOMINÂNCIA OCULAR – teste do canudo, ou seja, colocar uma gravura colada na parede, ou quadro, e uma cadeira em frente desta. Dar para o aluno um rolo de papelão e pedir que ele coloque na frente de seu nariz e afaste um pouco, procurando ver a gravura que está no quadro;
  • DOMINÂNCIA DO PÉ – pedir que o aluno conduza uma bola, com o pé, até um local determinado;
  • DOMINÂNCIA AUDITIVA: pedir que o aluno atenda e faça uma ligação de um telefone ou celular de brinquedo.

A lateralidade cruzada é preocupante, principalmente, quando existe uma dominância ocular diferente da manual. Este fator pode levar o aluno a ter dificuldades na aquisição da noção e no processo de alfabetização.

Para auxiliar o aluno, podemos usar um relógio no seu pulso esquerdo. Salientar que, geralmente, usamos o relógio no pulso esquerdo. Depois levante dados de coisas que você costuma fazer com a mão direita e com a esquerda. Salientar a diferença entre o destro e o canhoto.
Para os alunos destros, pedir que eles tentem pintar e recortar com a mão esquerda. Quando notarem a dificuldade, salientem que usamos a mão direita pois esta nos ajuda a escrever melhor e mais rápido. Para os canhotos inverter a tarefa dizendo que quando usa a direita não sai direito.

Com o uso do relógio, pedir que o aluno toque nas partes do seu corpo que estão no lado esquerdo. Depois no direito. Pedir que pegue objetos que estão do lado esquerdo, depois do lado direito.

Após, ensiná-los a tocar com a mão direita no olho esquerdo e vice e versa. A partir daí, podemos ir utilizando todas as partes do corpo.
Além disso, podemos realizar exercícios com balões amarrados na mão esquerda, no pé esquerdo, com fitas coloridas determinando uma cor para a esquerda e outra cor para a esquerda.
Outra atividade interessante é ensinar os alunos a marcharem salientando quando estão usando a perna esquerda e direita. Usamos a ordem, esquerda e direita, para que o aluno possa entender a grafia, no seu caderno, e a ordem das palavras que são escritas da esquerda para a direita.
Com o tempo ele vai aprender onde está a esquerda e a direita do papel.
O uso do espelho, nas localizações, ajuda o aluno na aquisição da noção de lateralidade.
Durante as aulas, podemos parar e perguntar qual a mão que estamos usando. No início, o professor deve perguntar de costas para o aluno para, gradativamente, passar a perguntar de frente.
Quando o aluno adquirir esta noção, usar bonecos com costas e frente.

 

JOGOS USADOS NA NOÇÃO DE LATERALIDADE

  •  PASSA-PASSA – passar a bola pela esquerda e voltar pela direita;
  •   ESTAFETA – correr até o cone, com a bola na mão, contornar este pela esquerda e voltar pela direita;
  •   PULA PULA – percorrer o caminho pulando com o pé esquerdo;
  • FURA BALÃO – colocar um balão preso no pé esquerdo e tentar furar o do colega com o pé direito;
  •   MUDE DE CASA – colocar arcos e o aluno vai trocar de casa usando a casa da dieita e da esquerda;
  •   MUDE DE BAIRRO – fazer duas filas de arcos, no chão, e os alunos ficam no meio. O grupo do bairro tal mora na esquerda e o outro na direita. Todos ficam virados para o professor. Quando ele manda ir para o seu bairro, eles vão para o círculo certo.
  •   IMITE O CHEFE – o professor dá ordens como: levantar o braço direito, dobrar a perna esquerda, e assim por diante.