INCLUSÃO: TRANSTORNOS DE LEITURA

IMAGEM DE DOIS CÉREBROS ONDE UM TEM O ALFABETO TODO ORDENADO E NO OUTRO DESORDENADO

 

TRANSTORNOS NA LEITURA

 

O Transtorno da Leitura, alternativamente conhecido como dislexia, é um transtorno caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas de decodificação e dificuldade de ortografia.

Dessa forma, pode-se afirmar que se trata de um transtorno específico das habilidades de leitura, que sob nenhuma hipótese está relacionado à idade mental, problemas de acuidade visual ou baixo nível de escolaridade.

O DSM-V classifica como critérios diagnósticos para o Transtorno da Leitura:.

• Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (lê palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta ou lenta e hesitante, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade de soletrá-las).
• Dificuldade para compreender o sentido do que é lido (pode ler o texto com precisão, mas não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido).

Na dislexia auditiva, nota-se uma dificuldade na discriminação de sons, letras, palavras compostas, memorização de padrões sonoros, instruções, histórias e seqüência.

Na dislexia visual, nota-se dificuldades em reter seqüência visuais, em montar quebra-cabeças, inversão de símbolos e letras e confusão entre palavras e letras.

Geralmente estes alunos tem dificuldades na percepção, memória e análise visual.

Eles tem dificuldades com rimas e em achar similaridades e diferenças entre as palavras.

Normalmente, é detectado na fase de alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de texto, devido a dificuldade em aprender o código gráfico.

O problema se torna bastante evidente quando o aluno tenta soletrar palavras.

  • Dislexia auditiva – manifesta-se na insuficiência para a diferenciação acústica (sonora ou fonética) dos fonemas e na análise e síntese dos mesmos, ocorrendo omissões, distorções, transposições e substituições de fonemas. Confundem-se os fonemas pela sua semelhança articulatória.
  • Dislexia visual: ocorre quando há imprecisão de coordenação viso-espacial gerando uma confusão de letras com grafia semelhante. Deve ser descartada, inicialmente, problemas oftalmológicos.
  • Dislexia motriz: evidencia-se dificuldades para o movimento ocular com uma nítida limitação do campo visual que atinge o modo de ler.

O aluno tem dificuldades em ler palavras desconhecidas. Começa a ler e em seguida começa a adivinhar a palavra procurando dizer qualquer palavra ( maltez/talvez, medida/menina, contar/comprar);

Erros na escrita por inversões, omissões ou agregação de fonemas ou sílabas (lata/alta, caalo/cavalo, mar/marte)

O aluno lê de forma lenta e decompondo a palavra em partes por ter dificuldades de ler globalmente. A leitura e a escrita são pobres e os erros, na escrita, são freqüentemente de inversões e de falhas na acentuação.

Ainda existe a dislexia mista onde a leitura e a escrita estão afetadas tanto por dificuldades fonológicas como de nomeação rápida, ou seja, tanto por problemas na via direta de acesso como na via indireta.