INCLUSÃO: O QUE É DISLEXIA?

IMAGEM DE PEÇAS DE QUEBRA CABEÇA ESCREVENDO A PALAVRA DISLEXIA DE TRÁS PARA FRENTE E COM VÁRIAS LETRAS SOLTAS A SUA VOLTA

 

O QUE É DISLEXIA?

 

“A dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Estas dificuldades resultam de um déficit fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente, podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento de vocabulário e dos conhecimentos gerais”.

Associação Internacional de Dislexia

“ Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específica de linguagem, do origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação a idade. Apesar de submetida a instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e não possuir distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as diferentes formas de linguagem, frequentemente incluídas problemas de leitura, em aquisição e capacidade de escrever e soletrar”. IDA (Internacional Dyslexia Association, 1994).

Descrita pela primeira vez pelo Dr. Pringle-Morgan, em um artigo publicado no Bristish Medical Journal, em 1896, constava de um relato a respeito de um adolescente, com inteligência normal, que não conseguia aprender a ler e escrever. Em seu relato, ele especulou que o menino sofria de “cegueira vocabular congênita”.

A definição mais comum, que é usada atualmente, é que o termo disléxico é aplicado a crianças que não conseguem ler apesar de possuírem uma inteligência adequada, receberem instrução convencional e oportunidades socioculturais.

Algumas crianças conseguem ler mas, sua leitura, é significamente abaixo do esperado do esperado para a sua idade e série.

Este termo surgiu após a segunda guerra mundial, onde se começou a estudar as dificuldades acadêmicas, e assumiu um caráter constitucional e genético, sendo denominada dislexia específica de evolução.

Notamos a dislexia em crianças que não conseguem ler apesar de possuírem uma inteligência adequada, receberem condições convencionais e oportunidades socioculturais apropriadas.

“ Quando leio, somente escuto o que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita.” Albert Einstein

DSM-IV (1995) – a dislexia é caracterizada como um comprometimento acentuado no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das palavras e compreensão da leitura. É uma síndrome complexa de disfunções neuropsicológicas associadas a perturbações na orientação, tempo, linguagem escrita, soletração, memória, percepção visual e auditiva, habilidades motoras e sensoriais.