INCLUSÃO: OS RECURSOS DA WEB 2.0 QUE PODEM AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CARTAZ-ESCRITO-WEB-2.0-E-NO-FUNDO-LOGOTIPOS-VARIADOS-DE-MATERIAIS-REDES-SOCIAIS-SITES-E-LINKS-PRESENTES-NA-WEB-2.0.jpg

OS RECURSOS DA WEB 2.0 QUE PODEM AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

As nossas aulas podem se tornar mais ricas, dinâmicas, atrativas e motivadoras se utilizarmos recursos que provoquem e estimulem os nossos alunos. Contudo, o benefício da tecnologia não para por aí pois, as ferramentas disponíveis podem ajudar o nosso planejamento e organizar nossos recursos o que leva a uma economia de tempo com a atualização constante.

Quantos aos recursos disponíveis na web, os quais podem auxiliar muito o trabalho docente, encontramos:

– WEBOFFICE: esta ferramenta possibilita ao professor acessar documentos de qualquer lugar e compartilhar documentos, conhecimentos, trabalhar junto com outras pessoas, modificar e realizar correções a qualquer momento.

No GOOGLE DOCS (www.docs.google.com), o qual pode ser acessado gratuitamente basta ter uma conta no GMAIL, podemos compartilhar uma série de documentos que enriquecem nosso trabalho e ampliam os nossos conhecimentos.

Outros programas semelhantes estão disponíveis como o MICROSOFT OFFICE LIVE (www.workspace.officelive.com), o SKYDRIVE (www.hotmail.com) e o ZOHO (www.zoho.com).

Para o âmbito educativo, estas ferramentas nos permitem hospedar documentos, compartilhar criações com os outros e suportar documentos nos formatos mais usuais.

Os estudantes podem trabalhar um projeto comum e os docentes podem avaliar o que estes estão produzindo, ao longo do processo, pois as modificações feitas por cada estudante, ficam no histórico de mudanças.

Além disso, estudantes de uma escola podem trabalhar com colegas de outro estabelecimento de ensino o que cria uma rede de trabalho colaborativa. Os questionários elaborados podem ajudar na avaliação dos conhecimentos dos alunos

No google apps for education podemos encontrar um conjunto gratuito de ferramentas personalizáveis, e sem publicidade, que permitem professores e seus alunos trabalharem conjuntamente para melhorar a aprendizagem.

– para compartilhar documentos audiovisuais podemos contar Picasa (http://picasa.google.com/), flickr (www.flickr.com), Photobucket (www.photobucket.com), facebook (www.facebook.com) e Slideshare.

– para o compartilhamento de vídeos contamos com Youtube (https://www.youtube.com/), o youtube for schools (www.youtube.com/schools) e o youtube education (www.youtube.com/education) os quais foram especialmente pensados para professores trazendo vídeos de instituições prestigiadas como TED e com material organizado por materiais e níveis educativos.

Além disso, contamos com o Viddler (www.viddler.com) para compartilhar vídeos educacionais e acrescentar comentários em trechos específicos do vídeo.

– O Podcast se estabelece como um recurso que permite realizar uma rádio, entrevistas, televisão, conferências de forma pedagógica ou recreativa. Podem ser criados por aplicativos como Loudblog (www.loudblog.com) e educasting (http://educasting.webs.com/) ;

– as videoconferências são mais utilizadas no ensino universitário onde os professores podem desenvolver aulas tradicionais sem a necessidade de deslocamento.  O Skype (www.skype.com/intl/es-es/home), Yugma (www.yugma.com) e o Ivisit (www.ivisit.com);

– transmissão de vídeos ao vivo: que pode ser feita a partir do Teleclip (www.teleclip.tv), Stiokam (www.stiokam.com) e o Ustream (www.ustream.tv).

– para compartilhar o conhecimento o meio mais usado é a Wikipédia (www.wikipedia.org) ou o Citizendium (http://en.citizendium.org/wiki/mainpage).

– o professor pode utilizar blogs, fóruns de debate, criar grupos de estudos a distância.

Além disso, podemos contar com a WEBQUEST que, pelo seu formato inovador, é capaz de proporcionar uma pesquisa orientada que nos permite conduzir o processo de aprendizagem de nossos alunos ao mesmo tempo que eles são ativos na sua aprendizagem (www.webnode.com. br).