INCLUSÃO: DISTÚRBIOS DO SONO: SEUS SINTOMAS

BEBÊ BOCEJANDO

DISTÚRBIOS DO SONO: SEUS SINTOMAS

Os distúrbios de sono são causados por comportamentos anormais associados ao sono, aos estágios específicos do sono e aos momentos de sono e vigília.

Os pesadelos que acontecem durante os períodos de sono, ou nos descansos noturnos, podem ser longos e assustadores e deixam memórias, cujo conteúdo, pode levar a medos inconscientes que eles julgam por em risco a sua sobrevivência e segurança.

Geralmente, o indivíduo desperta abruptamente durante a segunda metade do sono acompanhados de sintomas como sudorese, taquicardia, dificuldade de respirar, entre outros. Eles começam a aparacer, pela primeira vez, entre os 3 e 6 anos podendo ou não persistir.

Isto pode levar a terrores noturnos que são um despertar súbito o qual ocorre geralmente durante o primeiro terço do sono, dura de um a dez minutos e vem acompanhados de gritos e choro incontrolável. Isto ocorre geralmente entre os 4 e 12 anos e, nos adultos, entre 20 e 30 anos.

Este acordar súbito pode vir acompanhado de taquicardia, sudorese e apneia, é difícil acalmá-lo e eles não conseguem descrever o que aconteceu.

Os terrores noturnos geralmente desaparecem com o tempo e, normalmente, não necessitam de tratamento medicamentoso.
Nos casos leves , que são a maioria , os pais devem adotar uma atitude pacífica durante os episódios e ajudar a preservar a segurança da criança para que esta não caia da cama e se machuque. Não devemos acordar a criança abruptamente e, após o episódio, acalmá-la e ajudá-la a voltar a dormir.

Outras crianças apresentam sonambulismo onde saem da cama para caminhar ao redor do quarto. Os episódio duram, geralmente, de um a trinta minutos, mais comum em crianças de quatro a oito anos e podendo voltar aos 12 anos.

Nota-se que o indivíduo não lembra do que aconteceu no dia seguinte, alguns minutos depois de acordar do episódio de sonambulismo ele recupera todas as faculdades apesar de, inicialmente, apresentarem-se um pouco confusos e desorientados.