INCLUSÃO: DISTÚRBIOS DO SONO

MENINO-COM-CARA-DE-SONO-COM-A-FRASE-DURMO-TANTO-E-ACORDO-TÃO-CANSADO-QUE-DÁ-VOTADE-DE-VOLTAR-A-DORMIR-PARA-DESCANSAR.jpg

DISTÚRBIOS DO SONO

 

Os distúrbios de sono podem ser definidos como transtornos primários de iniciar ou manter o sono ou sonolência excessiva . Elas são caracterizadas por alterações significativas na quantidade, qualidade ou tempo de sono.

Desta forma, os alunos podem apresentar insônia que se manifesta pela dificuldade em adormecer (insônia) de despertar de manhã cedo e/ou de voltar a dormir (insônia avançada).

Nestes casos a criança não consegue dormir ou manter o sono, este sono não é suficiente e restaurador e está ocorrendo a pelo menos um mês. Isto prejudica o dia a dia do indivíduo causando dificuldade acadêmicas.

A narcolepsia é uma condição neurológica cujo sintoma maior é a preguiça e sonolência que o indivíduo não controla e, muitas vezes, a família não compreende associando isto a malandragem e falta de interesse. Geralmente, piora na adolescência.

Independente, além da narcolepsia, os distúrbios de sono abrange também problemas de respiração, desordem no ritmo cardíaco e parassônia, ou seja, movimentos anormais durante o sono que causa interrupções no padrão saudável do sono gerando sonolência e cansaço durante o dia.

Indivíduos que sofrem de depressão, transtorno de ansiedade generalizada, que tomam alguns tipos de medicamentos e delírios podem apresentar, também, distúrbios do sono.

Por outro lado, podemos ter uma hipersonia que é um distúrbio do sono que envolve quantidades excessivas de sono com o aumento da sonolência diurna . O sonho pode durar mais de oito horas aumentando para 12, com dificuldade crescente . No entanto, pode haver necessidade de voltar com freqüência durante o dia para a cama.

A. sonolência excessiva deve estar ocorrendo a pelo menos um mês.
E outro casos, pode ocorrer a síndrome da apnéia do sono infantil  que é caracterizada por episódios de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores durante o sono aparecer. Isso produz despertares freqüentes , quebrando o ciclo do sono e causando sonolência diurna .
O diagnóstico deve levar em conta os fatores externos que podem estar afetando o sono e a possibilidade de ocorrência de problemas de saúde ou emocionais.