A DIFERENÇA ENTRE AS TICS E TACS NA VISÃO ESCOLAR
Hoje em dia ouvimos, com frequência, falarmos em siglas como as TICS e as TACS. Contudo, a diferenciação destas siglas vai além da simples troca de vogais.
As TICS são definidas como as tecnologias de informação e de comunicação que são usadas a favor da aprendizagem dos alunos. Quando falamos em TACS, estamos nos referindo as tecnologias para a aprendizagem e o conhecimento que são usadas para garantir a qualidade e eficácia do processo de aprendizagem.
Temos que ter claro que os nossos alunos são nativos digitais mas nós, como a maioria dos docentes em atuação no momento, somos imigrantes digitais.
Temos uma trajetória de ensino tradicional que leva um grande número de professores a uma tendência de ensinar aquilo que sabem ou que sabem fazer sem considerar que os alunos possuem habilidades digitais que podem estar a serviço da educação.
Como imigrantes digitais, muitos professores ainda mantém uma formação linear e tradicional.
Para que possamos passar da comunicação e informação para a aprendizagem e conhecimento, é necessária mudanças na escola nos seguintes aspectos:
- Integrar as TICS na sala de aula com um planejamento pedagógico que defina como, onde e quando utilizá-las ao ponto de ensinar os alunos a solucionarem problemas complexos, estruturar, coordenar e apoiar projetos, realizar a autogestão do processo e adquirir competências cognitivas;
- Pensar em uma nova prática e formação profissional que possibilite aos professores e alunos uma alfabetização com a tecnologia através do conhecimento dos recursos da WEB, possibilidade de realização de pesquisas e criação de projetos, utilização de blogs para colaborar com os outros e aumentar as fontes de acesso a informação;
- Criar um novo modelo de educando que tenha a vontade de experimentar, criar, aprender continuamente e utilizar as tecnologias com o objetivo principal de construir o seu conhecimento e não de adquirir informações.
Duas leituras muito interessantes podem ser acessadas no link abaixo:
As novas tecnologias e a mediação do processo de ensino e aprendizagem na escola. Vicente Henrique de Oliveira Filho.
Uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Isabel Maria Souza e Luciana Virgília Souza.