TRABALHO COM PROJETOS: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM ALGUMA NECESSIDADE ESPECIAL
Trabalhar com projetos não é criar várias atividades para trabalhar um tema específico, junto com várias fontes de informação diferenciadas, como garantia de aprendizagem e de ensino diversificado.
A velocidade em que as informações chegam até nós é assombrosa. Contudo, existe um vácuo entre estas informações e a capacidade que temos de assimilá-las.
O trabalho com projetos exige diagnóstico, objetivos claros e precisos, planejamento detalhado, escolha de estratégias adequadas, levantamento de dados sobre os conhecimento prévios dos alunos, levantamento de hipóteses práticas e avaliação constante.
O planejamento tem que ser coerente com o diagnóstico e objetivos, prevendo ações que assegurem mudanças e apresentando um cronograma detalhado das atividades para localizar o aluno no processo.
Os envolvidos tem que saber onde querem chegar, senão, não terão motivação e agilidade. Saber o porquê do caminho escolhido ajuda a eliminar a resistência, o medo do novo e ajuda na resolução de conflitos que podem emergir.
As atividades com projetos levam a um crescimento individual e coletivo, promove a solidariedade e cooperação, ajuda a integrar a escola na comunidade, promove a utilização e valorização de vários tipos de recursos, aproveita os recursos disponíveis da escola e ensina os alunos a solucionarem problemas.
Um bom projeto promove o desenvolvimento de habilidades e competências, incentiva o trabalho em equipe, promove debates, discussões e questionamentos.
Contudo, temos que ter claro as fases de um projeto, ou seja, é necessário prever, planejar, organizar, executar e avaliar.
Um bom exemplo de trabalho com projetos, na área da educação especial, pode ser encontrado no link abaixo.
http://pedagogia.tripod.com/projeto_educao_especial.htm