INCLUSÃO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE PESADELOS E TERRORES NOTURNOS?

CRIANÇA CHORANDO EM UMA CAMA ENCOLHIDA COM DUAS MÃOS DE MONSTROS SAINDO DE BAIXO DA CAMA

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PESADELOS E TERRORES NOTURNOS?

Os pesadelos e terrores noturnos são duas coisas diferentes.

 
Um pesadelo é uma intensa ansiedade durante o sono onde a criança termina despertando mas, a sensação de medo e ansiedade, continua e ele tem que ser consolado pelos pais.

 
Ele consegue descrever o que aconteceu e, geralmente, os pesadelos são ligados a perigos físicos, ataques e animais.

 
Eles aparecem na segunda metade do sono antes do amanhecer. Predomina entre os oito e dez anos. Os pesadelos podem ocorrer em decorrência de programas de televisão, de vídeos games e de angústias dos pais que acabam sendo passadas para os filhos.

 
Os pais devem tranquilizar as crianças, dar segurança a ela, leva-la de volta a cama e não para a sua cama, não falar do conteúdo do pesadelo naquele momento, e sim, durante o dia, não deixar a luz acessa e, se acontecer com frequência, devemos investigar a fonte.

 
Já os terrores noturnos acontecem quando a criança grita no meio do sono, desperta fisicamente e as vezes recorda de imagens fragmentadas e não do todo. No dia seguinte, ela não recorda do que aconteceu.

 
Ele acontece, geralmente, na primeira metade da noite e dura de um a dez minutos. É mais frequente dos dois aos sete anos.

 
Chegar a noite muito cansado pode favorecer um sono muito profundo que acaba produzindo estes terrores. Nos familiares, podemos encontrar casos de terrores noturnos e sonambulismo.

 
Os pais devem ficar com a criança para tranquiliza-la até o término do episódio. Dormir pelo menos 45 minutos, durante o dia, pode ajudar a criança a ter um sono mais tranquilo a noite.