INCLUSÃO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE O AEE E O APOIO PEDAGÓGICO?

LOGOTIPO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O AEE E O APOIO PEDAGÓGICO?

No meio escolar, existe uma dificuldade muito grande dos professores diferenciarem o que é o atendimento educacional especializado e o apoio pedagógico.
As salas de recursos multifuncionais são espaços, dentro da escola regular, onde se realiza o atendimento educacional especializado para alunos com necessidades educacionais especiais por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem centradas em um fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos, pelos alunos, para que estes desenvolvem o currículo e participem da vida escolar.
O espaço deve ser utilizado para o atendimento das diversas necessidades educacionais especiais e para o desenvolvimento de diferentes complementações e suplementações curriculares devido ao fato de ser organizado com diferentes equipamentos e materiais.
O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para o plena participação dos alunos, considerando suas características específicas.
As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas da sala de aula comum, não sendo substitutas a escolarização, e sim, complementando ou suplementando a formação dos alunos com vistas a autonomia e independente na escola e fora dela.
Dentro desta proposta, temos o enriquecimento curricular, ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva.
Por outro lado, ela também não tem uma proposta de apoio pedagógico onde tenha que trabalhar conteúdos programáticos das diversas disciplinas, aplicar provas, ensinar atividades matemáticas e alfabetizar o aluno.
O AEE deve trabalhar as áreas de desenvolvimento, estimulando a atenção, percepção, desenvolvimento do pensamento simbólico e lógico matemático, linguagem e coordenação dinâmica geral para que ele tenha condições de lidar com os objetos de aprendizagem, ou seja, com os conteúdos.
O AEE deve ser oferecido desde a educação infantil, onde se desenvolvem as bases para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento global dos alunos onde temos que ter claro que o lúdico e a riqueza de estímulos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais são decisivos para o aluno.

Já no apoio pedagógico são trabalhadas as dificuldades escolares como: cálculos, ortografia, resolução de problemas matemáticos, regra de sinais, e outros a partir do momento que reforça e trabalha os conteúdos escolares e não as áreas de desenvolvimento. Sua dinâmica pode ser comparada com a de aulas particulares devido ao fato de ser ministrado por professores com formação em pedagogia ou outra licenciatura.

Temos que ter claro que o apoio pedagógico é dado por profissionais formados em áreas que os capacita e habilita para o uso de métodos de aprendizagem enquanto, os professores da educação especial e da área da psicopedagogia, se especializam na identificação e uso das estratégias de aprendizagem. Isto torna os dois serviços diferentes mas, quando bem organizados, os dois complementam e fortalecem a aprendizagem do aluno.