OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA OS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Para o cérebro processar bem as informações tem que haver equilíbrio das emoções. O afeto dá qualidade ao aprendizado e autonomia a quem aprende.
As atividades direcionadas aos alunos com autismo devem estimular a afetividade, socialização, ludicidade, linguagem, comunicação, educação, área motora, artes e cuidados pessoais.
Os principais objetivos devem ser:
– terapêuticos: superar comportamentos inadequados através do reforço positivo ou do treinamento de omissão tornando o indivíduo cada vez mais autônomo e organizado para responder as demandas do ambiente;
– afetivos: criar vínculos com o processo de aprendizagem, professor e om o espaço escolar trabalhando o engajamento, apostando no contato visual e o vínculo com os demais alunos;
– social: proporcionar experiências em grupo trabalhando a interação e comunicação de forma gradativa;
– pedagógico: contemplar a sua individualidade respeitando as suas características pessoais.
Devemos ajudar o aluno com autismo a funcionar no mundo da forma mais eficiente possível e aumentar a frequência de comportamentos adaptativos e de autocuidado. Temos que buscar o maior número de comportamentos adaptativos de ordem social, comunicativa, cognitiva e acadêmica eliminando comportamentos problema como isolamento social, estereotipia, baixa tolerância a frustação, agressividade e auto injúria.
Os professores necessitam penetrar no mundo do autista, concentrar-se no contato visual, compartilhar com ele as suas brincadeiras, mostrar para cada palavra uma ação e para cada ação uma palavra, tornar os hábitos cotidianos agradáveis, usar voz clara, serena e firme.
As escolas devem apostar na estruturação visual pois esta ajuda ele a entender o que está acontecendo. O que ele não entende ele ignora.
Temos que ter clara a diferença entre engajamento e vínculo. O engajamento é diferente de vínculo pois vínculo eu estabeleço com um mas tenho que me engajar com vários ao mesmo tempo.