INCLUSÃO: OS ERROS E OS ACERTOS DE CERTAS ATITUDES QUE TOMAMOS EM SALA DE AULA

DESENHO-DE-UMA-SALA-DE-AULA-COM-CNCO-ALUNOS-SENTADOS-EM-FILA-NA-FRENTE-DE-UM-QUADRO-COM-ALGO-ESCRITO.jpg

OS ERROS E OS ACERTOS DE CERTAS ATITUDES QUE TOMAMOS EM SALA DE AULA

OBJETIVO AÇÕES ERROS
Identificar o que a turma já sabe. Diagnosticar agrupando os alunos com estratégias ou conhecimentos próprios e similares, Não usar a sondagem, no planejamento pedagógico e não planejar atividades diferentes para os alunos alfabéticos e não alfabéticos
Realizar atividades com foco no sistema de escrita. Listar nomes, fazer calendários e relações Deixar escrever sem intervir, pedir que os alunos copiem textos, não desafiar os alunos a ler. As atividades escritas espontâneas são importantes mas tem que ser mediadas pois, desta forma, levam o aluno a refletir sobre a aprendizagem.
Realizar atividades com foco nas práticas de linguagem. Desenvolver comportamentos leitores e escritores Ler para a turma sem destacar as características da linguagem. Os alunos tem que saber que existem diversas formas de linguagem.
Utilizar projetos didáticos para alfabetizar. Prever ao longo do no letivo projetos de leitura e escrita Ficar só no produto final. Um projeto tem que ser analisado e reelaborado o tempo todo pois o dia a dia traz novos contextos que alteram as dinâmicas.
Trabalhar com a sequencia didática. Planejar as sequencias detalhadamente, Prever atividades sem ligação ou continuidade entre si, não ter clareza dos objetivos na sequencia didática. Sequencia didática não é listagem de objetivos.
Incluir atividades de leitura e escrita permanentes na rotina. Fazer previsões ao longo do ano. Não propor atividades de escrita e insistir na leitura de um único gênero textual.
Elevar a auto estima, Ensinar conteúdos e adequar o nível de atividade as capacidades do aluno. Punir com comentários e dar atividades iguais parra todos. Se eleva a autoestima quando se respeita as diferenças individuais de cada um.