INCLUSÃO: O USO DAS REDES SOCIAIS E DE WEBSITES EDUCATIVOS DENTRO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

QUADRO-COM-OS-LOGOTIPOS-DE-TODAS-AS-REDES-SOCIAIS-EXISTENTES.jpg

O USO DAS REDES SOCIAIS E DE WEBSITES EDUCATIVOS DENTRO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

As redes sociais facilitaram o nosso contato com as pessoas que conhecemos e com pessoas que desconhecemos as quais acabamos por nos unir, pela virtualidade,de acordo com as nossas escolhas, interesses, atividades profissionais entre outros aspectos.

Mas será que os nossos alunos conseguem entender as questões relativas a segurança e privacidade? Eles sabem fazer um bom uso das redes sociais? Nós professores sabemos como tirar proveito das redes sociais?

Para utilizar as redes sociais, dentro da proposta pedagógica, é necessário que o professor adote algumas posturas como:

– criar grupos e comunidades de trabalho com os seus alunos;

–  abrir um grupo fechado, para uma turma, com o objetivo de propor conteúdos e trabalhos online e, criar grupos abertos, pode fomentar os vínculos entre os alunos de diferentes turmas;

– as redes sociais possibilitam ao professor enviar mensagens públicas e privadas o que ajuda na condução para um uso eficiente e seguro por parte dos alunos;

– problemas de conduta podem ser trabalhados ao encarregar alguns alunos com problemas de relacionamento para ajudar a administrar o grupo e conteúdos mostrando que você aposta neles;

–  compartilhar links de interesse de acordo com a temática que esteja abordando;

–  manter os alunos sempre atualizados e lembra-los de suas atividades pelas postagens no grupo.

Por outro lado, os professores podem criar websites educativos que seriam páginas da web que abordam os nossos interesses formativos.

Além da caça ao tesouro, podemos criar webquest que abordam um tema usando um fluxograma de navegação que especifica o objetivo, as tarefas, o processo, os recursos, lança desafio e propõe avaliações. Um bom programa para a criação de webquest é o WEBNODE (www.webnode.com).