O SISTEMA VESTIBULAR E A SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO
O sistema vestibular tem um papel muito importante no desempenho motor gravitacional influenciando, desta forma, o controle adequado da cabeça, olhos, do corpo e do movimento.
O sistema vestibular capta a energia mecânica de todos os movimentos e posturas da cabeça ampliando as conexões com outros sistemas para garantir a nitidez do olhar e a eficiência de reações posturais automáticas.
Sua importância no controle postural no controle postural e no planejamento motor é de suma importância para o desenvolvimento da criança.
Para ajudar a criança podemos apostar em:
- Movimentos vestibulares lineares:
- Movimentos céfalocaudais: bola terapeuta ajuda a partir do momento que a criança utiliza sentada, em cima ou de pé. Ao utilizar a bola temos que cuidar se a criança está bem acomodada para ter estabilidade e segurança;
- Movimentos laterais: usar a bola para movimentos lateriais;
- Movimentos anteroposteriores: rolar, utilizar uma rede, rampa, pneus, balanço e escorregador onde devemos variar as posições, iniciar movimentos próximos ao solo e aumentar a dificuldade modificando a intensidade e direção do movimento;
- Movimentos vestibulares angulares:
- Movimentos orbitais: bolas e brinquedos que rodam;
- Movimentos rotacionais: realizar no máximo em 15 segundos de rotação para não causar problemas de saúde.
Uma leitura interessante é o artigo “INTEGRAÇÃO SENSORIAL: DÉFICTiS SUGESTIVOS DE DISFUNÇÕES NO
PROCESSAMENTO SENSORIAL E A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL, de Bruna Mara Nunes Watanabe, Mirela Souza, Monica Souza. Tais Oliveira e Renata Antoneli que faz um levantamento sobre a integração sensorial e suas disfunções abordando aspectos importantes relacionados ao sistema vestibular.
Para ter acesso ao artigo, clique no link abaixo:
integração sensorial e sistema vestibular