O QUE SÃO TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM?
Aprender é o resultado entre as estruturas mentais e o meio ambiente.
Os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade específica na leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.
De acordo com o DSM-V, o transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo as quais são associadas com as manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão.
Tanto o CID-10, como o DSM-V apresentam basicamente três tipos de transtornos específicos: o Transtorno com prejuízo na leitura, o Transtorno com prejuízo na matemática, e o Transtorno com prejuízo na expressão escrita. A caracterização geral destes transtornos não difere muito entre os dois manuais.
- Transtornos de leitura: dislexia;
- Transtorno na matemática: discalculia;
- Transtornos na expressão escrita: disortografia e disgrafia.
As dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita são apresentadas em função de uma situação orgânica ou psicológica que envolve a memorização e o armazenamento de informações por parte da criança.
Podemos ter dificuldades relacionadas a:
- causas orgânicos: advém de déficits, deficiências, transtornos e até de quadros clínicos como desnutrição e intoxicação por álcool e drogas ilícitas;
- Causas não orgânicas: como traumas emocionais, a não existência de vínculo afetivo com os professores e problemas relacionados a causas pedagógicas onde os alunos ficam sem “conhecimento de base”.