O QUE SÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
A leitura e a escrita são as aprendizagens mais cobradas e esperadas no universo escolar. Para que isto ocorra o aluno deve utilizar todos os recursos internos (hereditariedade) e externos (meio) para garantir uma aprendizagem funcional.
Podemos encontrar alunos com dificuldades na linguagem receptiva (leitura) e na expressiva (escrita) e estes frequentemente são diagnosticados quando entram na escola.
Temos que ter claro que a aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtida através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Um aspecto importante é a necessidade do aluno ter motivação, engajamento e prazer ao aprender.
Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
Estes transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se que são devido à disfunção do sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo vital. Podem existir junto com as dificuldades de aprendizagem, problemas nas condutas de autorregulação, percepção social e interação social, mas não constituem por si próprias, uma dificuldade de aprendizado.
Ainda que as dificuldades de aprendizado possam ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes como, por exemplo, transtornos emocionais graves ou com influências extrínsecas (tais como as diferenças culturais, instrução inapropriada ou insuficiente), nem sempre elas são o resultado dessas condições ou influências.