O QUE É A TECNOLOGIA ASSISTIVA?
A tecnologia assistiva é entendida como a resolução de problemas funcionais visando o desenvolvimento das potencialidades humanas, valorização dos desejos, habilidades, expectativas positivas e qualidade de vida.
Para atender a esta definição temos que ter claro que a tecnologia assistiva, como meio de promoção de habilidades funcionais, deve ser usada na escola, em casa, no trabalho e nas atividades de lazer.
Na área educacional seu objetivo é buscar resolver os problemas funcionais do aluno, no espaço da escola, encontrando alternativas para que ele participe e atue positivamente nas várias atividades neste contexto.
Desta forma, ela é uma ferramenta poderosa para o sucesso da vida escolar do aluno a partir do momento em que valoriza as potencialidades do aluno, maximiza o seu potencial, promove a independência e a participação ativa do aluno no processo de ensino aprendizagem e proporciona o acesso do aluno aos objetos de aprendizagem.
Sua utilização pode redefinir os conceitos de incapacidade, deficiência e limitação.
Usar a tecnologia assistiva é buscar com criatividade uma alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa encontrando estratégias para que ele possa fazer de outro jeito.
Sendo assim, o uso da tecnologia assistiva, na escola, nada mais é do que valorizar o seu jeito de ser e de fazer do aluno e aumentar as suas capacidades de ação e interação a partir de suas habilidades.
Criando novas alternativas para a comunicação, escrita, mobilidade, leitura, brincadeiras, artes, utilização dos materiais escolares e pedagógicos e uso do computador como ferramenta de aprendizagem estamos proporcionando uma real inclusão.