O QUE É RENDIMENTO ACADÊMICO?
Quando falamos em rendimento acadêmico, na maioria das escolas, estamos falando em avaliação para a obtenção de uma média para a aprovação e reprovação.
Contudo, avaliar significa recolher informações, analisar e comparar com os nossos esquemas prévios para tomar decisões a respeito de algo.
Mas como recolhemos estas informações? Quais as ferramentas que usamos para comparar se houve progressos, retrocessos ou ficamos na mesma? Quando avaliamos a criatividade? Como o aluno aprendeu?
O rendimento acadêmico de alguém vai depender da motivação do indivíduo, seu autoconceito positivo, do estabelecimento de objetivos e de uma atitude positiva para o estudo. Ninguém aprende sem empenho. Ninguém aprende se não quer.
O rendimento acadêmico nada mais é do que a capacidade de dar uma resposta a estímulos educacionais os quais são interpretados com base em indicadores estabelecidos anteriormente. Contudo, para dar estas respostas, o aluno tem que ter habilidade mínimas para lidar com o conhecimento e, desta forma, o conceito envolve o uso de estratégias de aprendizagem diferenciadas.
Para isto, ao invés de prever conteúdos programáticos a escola tem que procurar:
– fazer com que os estudantes se sintam queridos e respeitados;
– apostar em um ambiente seja organizado, colaborador, de confiança, de respeito e que os alunos sintam que os professores acreditam na educação e, acima de tudo, acreditam neles;
– garantir que a comunicação, entre todos os seguimentos da comunidade escolar, seja fluída e aberta;
– criar estratégias para que exista a participação de todos na solução de problemas e na tomada de decisões;
– propor atividades que levem a uma aprendizagem colaborativa;
– garantir que os alunos e professores estejam estimulados e motivados encontrando sentido e significado naquilo que estão ensinando e aprendendo.
O baixo rendimento acadêmico significa que o aluno manifestou comportamentos e condutas abaixo do esperado. Desta forma, a criança passa a fazer parte das taxas de fracasso escolar pois não atendeu as exigências normativas da escola.
As causas para o baixo rendimento escolar podem centralizar-se em três aspectos:
– extrínsecas: cultura, história familiar, situação sócoeconômica, relações internas, preconceito, bullyng, e métodos de ensino que são inadequados as suas características e capacidades dos envolvidos;
– intrínseca: fatores neuropsicológicos;
– interativa: união das duas anteriores
O aluno tem que ter motivação, prazer e engajamento, ou seja, pretender aprender, buscar aprovação e querer ficar na frente dos outros.