INCLUSÃO: O DESENHO INFANTIL

DESENHO DE UMA CRIANAÇA NO FUNDO E DUAS MÃOS COLORIDAS E A FRASE A CRIANÇA E O DESENHO ESCRITO EMCIMA

O DESENHO INFANTIL

Por meio dos seus desenhos, rabiscos e traços a criança mostra a sua forma de pensar e sua capacidade cognitiva além de tornar possível a observação de suas dificuldades de ordem emocional e de desenvolvimento.
Junto com a afetividade, pensamento e motricidade, o desenho é uma das primeiras manifestações do desenvolvimento da criança.
O desenho vai além de uma manifestação criativa da criança sendo, também, uma manifestação da sua sensibilidade e conflitos.
Desenhar não visa só o treino de habilidades motoras, mas sim, a expressão e organização do pensamento. Quando a proposta do desenho é sempre livre, sem um planejamento anterior, se perde as possibilidades de atingir outras áreas do desenvolvimento.
Por meio de seus traços e suas cores, as crianças exteriorizam tudo o que estão sentindo e nos dão a chance de compreendê-las melhor. Ao desenhar, uma criança coloca para fora as suas alegrias, dores, medos, e pode superar traumas.
Quando uma criança brinca, ela interage com os seus colegas mas, se ela está desenhando, fica mais atenta, parada, focada e compenetrada.

Por este fato, mesmo que ela não se dê conta, ela acaba exteriorizando coisas que, em outros momentos, não faz com medo de não encontrar as palavras adequadas ou porque os outros não tem tempo para ouvi-la.
Com um ano e meio a criança já começa a rabiscar em tudo que vê pela a sua frente. As portas, paredes, janelas e móveis acabam sendo um suporte para a sua criação. Os pais quase morrem mas o ato de rabiscar nestes locais não é um ato de destruição, e sim, uma atividade que lhe dá prazer. O que acontece é que nem sempre elas tem lápis e papel na sua mão para se expressar sem destruir.

Nos links abaixo temos algumas sugestões de leituras interessantes para download:

A importância do desenho no desenvolvimento infantil em crianças de 2 a 7 anos. Rosa Terezinha Gomes de Sio.

a importancia do desenho infantil

Colégio Batista. II CBEP. Leitura e Interpretação do desenho infantil.

Leitura%20e%20Interpreta%E7%E3o%20do%20Desenho%20Infantil%20(Slides%20em%20PDF)

O desenho infantil e a construção da significação: um estudo de caso. Lais de Toledo Pereira.

lais-krucken-pereira