INCLUSÃO: MOTIVAÇÃO: CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM

um cérebro humano em azul

MOTIVAÇÃO: CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM

 
A motivação é um dos fatores que interferem na aprendizagem pois envolve motivos psicoafetivos que geram a energia necessária para que o aprendizado ocorra.

 
Até o final do século XX, acreditava-se que a motivação das pessoas estava relacionada com os seus instintos. William James, 1980, acreditava que o comportamento humano poderia ser explicado por meio das funções dos instintos como: a caçada, a rivalidade, o temor, a curiosidade, o acanhamento, o amor, a vergonha e o ressentimento.

 
A motivação ocorre por meio de impulsos que são estados de tensão ou excitação. Esses impulsos são chamados de impulsos primários. Mas há também os motivos estimulantes que estão intimamente ligados as informações que recebemos do ambiente de modo geral.

 
Os estímulos primários são comuns a todos os animais, inclusive ao homem, e envolvem os aspectos referentes a fome, sede, sono e sexo. Já os motivos estimulantes dependem do mundo externo que rodeia o indivíduo, ou seja a atividade, exploração, curiosidade, manipulação e contato.

 
Há ainda, os motivos aprendidos, que são as aprendizagens desenvolvidas a partir de fatores que passamos a administrar como a agressão, conquista, poder e a filiação.

 
Estes motivos aprendidos podem ser definidos da seguinte forma:

 

 

  • Agressão: A agressividade é um comportamento cuja finalidade é infligir dano físico ou psíquico em outros. Experiências e exemplos negativos podem desenvolver hábitos e atitudes agressivas sem que o indivíduo tenha a consciência do prejuízo causado para si e para os outros;
  • Conquista: Exige preocupação por normas de excelência: Alcançar um título, adquirir mais conhecimentos, aperfeiçoar um instrumento, melhorar o rendimento dos alunos, etc. Quando o indivíduo tem um objetivo a ser cumprido, e enxerga nele seu valor e finalidade, ele vai juntar todas as forças para alcançar os objetivos;
  • Poder: Motivo aprendido que trata-se de conseguir manter e aumentar o controle dos meios, para influir sobre os outros. Mal trabalhado pode levar a uma liderança negativa;
  • Filiação: Necessidade que os seres humanos possuem de estar com outro. Esse motivo surge quando alguém se sente ameaçada ou com medo. Todo ser humano quer fazer parte de um grupo e ser aceito pelo grupo.

 

Existem outras teorias da motivação cujos princípios se centralizam na satisfação e na insatisfação.

 

Maslow desenvolveu a teoria de que os motivos superiores aparecem quando os inferiores já forma satisfeitos, ou seja, quando as necessidades fisiológicas, se segurança já forma atendidas, aparecem as necessidades de valorização, de autorrealização e de superação.

 
Os reforços positivos e negativos são responsáveis pela preocupação em ganhar algo, quer seja de forma positiva cuja satisfação está em conseguir algo sem abrir mão da conduta, ou por reforço negativo, onde o indivíduo busca gerar uma conduta evitando que algo aconteça.

 
Sendo assim, podemos dizer que a motivação nada mais é que um clima emocional que maximiza ou minimiza as possibilidades de aprender e depende do impulso que é a necessidade do organismo que leva a tensão e a excitação fazendo o aluno sair do lugar.