INCLUSÃO: DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM. O QUE É ISTO?

menina sentada com as mãos na cabeça sobre um livro com a frase o que é distúrbios de aprendizagem

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM. O QUE É ISTO?

Distúrbio é uma perturbação, alteração, interrupção ou algo que funciona mal em uma ordem qualquer constituindo-se em uma anormalidade patológica, por alteração violenta na ordem natural da aprendizagem, obviamente localizada em quem aprende.

 
Dentro desta definição, podemos dizer que um distúrbio de aprendizagem é um problema que afeta o indivíduo a nível individual e orgânico.
A palavra distúrbio pode ser usada, em muitas situações, a situações que não estão relacionadas a aprendizagem, mas, sempre quer se referir a uma interferência no curso normal. Podemos ter distúrbios alimentares, na ordem social e em outras situações.

 
Quando o termo é usado na aprendizagem, este se refere a perturbações na aquisição de informações ou na habilidade de solucionar problema, os quais afetam a aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio, cálculo e até uma combinação entre estes.

 
O que temos que ter claro é que um distúrbio de aprendizagem acontecer junto com a deficiência auditiva, visual, mental, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e deficiências múltiplas mas, por outro lado, podem ocorrer por problemas neurológicos que pioram em decorrência de problemas emocionais, influências ambientais e fatores psicogênicos.
Os principais distúrbios de aprendizagem são:

 

 

  • – DISLEXIA: que é uma dificuldade na aquisição da leitura a qual atinge de 5% a 15% da população, em diferentes graus, devido a fatores hereditários podendo acarretar uma dislexia visual, fonológica ou mista;
  • – DISLALIA: que é um distúrbio da linguagem oral que leva a falhas na habilidade e enunciação de fonemas por falhas no processamento auditivo ou por hipoacusia;
  • – DISGRAFIA: que é uma dificuldade na aquisição da escrita levando a uma inabilidade ou diminuição da capacidade de realizar o traçado correto das letras. A disgrafia atinge de 5% a 10% da população em idade escolar;
  • – DISORTOGRAFIA: que é uma falha na aquisição da escrita devido a uma inabilidade ortográfica e gramatical para a construção de palavras e frases. Como a disgrafia, atinge de 5% a 10% da população em idade escolar;
  • – DISCALCULIA: que é uma inabilidade para o reconhecimento de números e de executar atividades que exijam raciocínio lógico pela incapacidade de lidar com conceitos e com símbolos matemáticos, além de dificuldades na memória, abstração, leitura e até no funcionamento motor. Atinge de 5% a 6% da população em idade escolar.

 

As causas residem em componentes orgânicos, relacionados a alterações no sistema nervoso central, as quais acarretam um problema neurológico que levam a falhas no processamento e armazenamento nas informações.