INCLUSÃO: CURRÍCULO FUNCIONAL PARA ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

MENINA E PROFESSORA TRBALHANDO EM UMA MESA COM VÁRIOS BRINQUEDOS

CURRÍCULO FUNCIONAL PARA ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

O currículo escolar, muitas vezes, não atende as necessidades dos alunos que apresentam necessidades educativas especiais pois não são currículos funcionais.

Um currículo funcional, muitas vezes chamado de currículo funcional ecológico, pode ser definido como um meio que favorece a cada aluno o desenvolvimento de oportunidades para uma vida independente, com dignidade e baseado no ambiente natural do aluno.

Ele visa identificar e desenvolver habilidades visando aumentar as possibilidades da pessoa para participar na vida cotidiana seja na escola, no trabalho, nas atividades recreativas e na sociedade como um todo.

Ele deve ser apropriado a idade cronológica do aluno e ter como referência a sua realidade social e um futuro orientado. Sua filosofia está em proporcionar a todos os alunos, e não somente aos que apresentam necessidades educativas especiais, o desenvolvimento de habilidades que podem beneficiá-los agora e no futuro e a interação, deste aluno, com colegas da mesma idade cronológica.

Desta forma, ele é centrado nas necessidades atuais e futuras do aluno e, as suas potencialidades e necessidades são avaliadas em termos de uma “análise discrepante”, ou seja, a comparação é feita entre as habilidades listadas no processo de execução das tarefas e a performance do indivíduo nestas habilidades.

As adaptações são realizadas a fim de promover e aumentar a participação das pessoas om deficiência em todas as atividades. As instruções, tarefas e materiais são escolhidos de acordo com a idade cronológica e considerando o ambiente escolar, familiar e social em que este indivíduo está inserido.

Um currículo funcional engloba atividades de vida diária, trabalho/vocacional, recreação/lazer, atividades da comunidade e educação escolar regular.

Sua criação usa informações obtidas do estudante e da família. O objetivo é criar um currículo altamente individualizado onde a pessoa seja capaz de transferir e generalizar o aprendizado de uma situação para outra em uma sequência natural.

O conteúdo do currículo não é pré-determinado pois ele preza uma instrução individualizada que leva em conta as diferentes performances, do indivíduo, em várias atividades diferenciadas.

As atividades são desenvolvidas em sequências integradas respeitando os níveis de dificuldades e dá ênfase a um ensino relevante e funcional. Ele visa desenvolver atividade funcionais, que neste caso, são definidas como aquelas que envolvem habilidades utilizadas imediatamente pelos alunos após a aprendizagem e são uteis para o dia a dia do indivíduo.

Pelas suas características, este tipo de currículo leva mais tempo para ser elaborado, requer uma programação complexa, disponibilidade do envolvidos e escolha de habilidades que frequentemente aconteçam no ambiente natural, ou seja, que aconteçam em casa, na escola, no lazer e no trabalho.