CURRÍCULO ADAPTADO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
O currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais, ao contrário de um currículo funcional, é aquele que visa adaptar o currículo acadêmico para os alunos que, por suas condições cognitivas, físicas e sensoriais, não demonstram condições de acompanhar o currículo regular.
Na maioria das vezes, ele se preocupa em adaptar as habilidades relacionadas a leitura, escrita, cálculo, habilidades sociais e de vida diária.
Os componentes de um currículo adaptado se preocupam com a:
- LINGUAGEM: leitura e escrita;
- SISTEMA DE CALENDÁRIO: prevê habilidades e competências que devem ser adquiridos em cada etapa;
- ESTRATÉGIAS DE ENSINO: uso de metodologias diferentes de acordo com as necessidades dos alunos, como atividades em grupo e sistema de avaliação diferenciado;
- NÍVEL APROPRIADO DE CURRÍCULO: o que deve ser cobrado em cada etapa;
- ESTILO DE APRENDIZAGEM: tipos de atividades que mais favorecem a aprendizagem do aluno;
- EMOCIONAL: que seja emocionante e significativo para o aluno;
- CENTRADO NA CRIANÇA: parte de uma avaliação diagnóstica para a sua elaboração e traça um plano individualizado para o aluno;
- APROPORIADO: que respeite a idade cronológica do aluno tanto nas atividades como no grupo de convivência.
Para elaborar este currículo se parte de uma avaliação diagnóstica que leva em conta o nível cognitivo do aluno, a avaliação da linguagem e a adequação ao que é esperado para cada idade cronológica.
Os conceitos envolvidos, neste currículo, levam em conta combinações, classificações, sequenciações, habilidades organizacionais, habilidades motoras finas, socialização, leitura, escrita, matemática, ciências e estudos sociais.