COORDENAÇÃO DINÂMICA GLOBAL: PONTOS IMPORTANTES
Temos que ter clara a importância da estimulação da coordenação dinâmica geral para auxiliar o aluno no seu processo de escolarização. Ter boa coordenação motora não se resume a capacidade de correr e transpor obstáculos.
Ter uma boa coordenação dinâmica geral nada mais é do que o desenvolvimento e conscientização do indivíduo e da atividade dos grandes músculos e de seu esquema corporal usando o corpo de forma coordenada e harmônica no que se refere ao conhecimento de si mesmo e de sua força muscular.
O aluno precisa ter habilidades como;
– equilíbrio estático: capacidade de realizar atividades que envolvam ficar em um pé só, na ponta dos pés, ficar agachado por um período mais prolongado de tempo, equilibrar-se em cima de blocos, cadeiras, etc.
– equilíbrio dinâmico: capacidade de caminhar em pranchas, no meio fio de calçadas e em cima de materiais diversos;
– coordenação visomotora: caminhar e correr dentro de limites pré-determinados, sobre linhas, arcos e outros materiais;
– freio inibitório: capacidade de realizar paradas bruscas enquanto caminha e corre;
– coordenação visomanual: realizar exercícios com bolas, arcos, cones e outros materiais em que possa lançar e pegar;
– proprioceptividade: realizar exercícios que envolvam a troca de posturas variando estas por tempo e duração.
Sendo assim, como educadores temos que procurar desenvolver as habilidades de caminhar, pular, arrastar-se, engatinhar, equilibrar-se, alterar velocidades, rolar, mudar posturas, chutar, lançar, aparar, atirar, pegar, picar, arrastar, puxar, colocar, retirar, passar e andar.
Vários materiais podem ser usados como: bolas de diferentes tamanhos e texturas (plástico, meia, ping pong, futebol), sacos de areia, cones plásticos, arcos, colchonetes, tuneis de pano, sacos de corrida, garrafas plásticas com areia, pés desenhados e recortados para formar passos, rampas de madeira e escadas velhas.
Os jogos podem ser de estafeta, gato e rato, passeio na selva, seu ratinho está em casa, passa passará, a canoa virou, corrida do saco, ai meu belo castelo, o trem maluco, bola ao túnel, bola em posição, cabra cega, mamãe posso ir, cada macaco no seu galho, me empresta a tua casinha, caçador e pega pega.