COMO REALIZAR UMA SONDAGEM DAS APTIDÕES NA LEITURA, ESCRITA E ARIMÉTICA?
Para um bom planejamento pedagógico, temos que realizar uma boa sondagem dos conhecimentos dos nossos alunos acerca das suas aptidões na leitura, escrita e aritmética.
Na sondagem de leitura, temos que ter claro que pode levar um tempo para que a criança estabilize o seu saber. Uma sondagem deve ser realizada no início, meio e fim do ano letivo. Fatores emocionais podem interferir na velocidade e qualidade da leitura.
Os dados obtidos devem ser datados e guardados formando um portifólio que nada mais é do que um histórico do processo de desenvolvimento da criança.
A melhor forma de se realizar esta sondagem é, individualmente, tomando o cuidado para não gerar expectativas que coloquem a criança sob pressão. Para que tenha valor os dados coletados, a criança tem que se sentir segura e tranquila, sem pressão emocional ou cobranças desnecessárias.
Para observar a leitura do aluno, parta de uma palavras polissílaba e termine com uma monossílaba. Use letras variadas como a de forma, cursiva e impressa. Tenha em mente que para algumas crianças a letra impressa é confusa pelas posições espaciais.
Na escrita, peça que a criança leia cada palavras que escreveu. Observe se ela lê letra por letra, sílaba por sílaba ou a palavras como um todo. Inicie com palavras com sílabas simples, use outras com sons foneticamente parecidos e, conforme o seu rendimento e nível de escolarização, vá colocando dificuldades silábicas.
Em relação a aritmética, a sondagem deve ser feito no início, meio e fim. Use duas técnicas distintas que devem ser o ditado de números e a comparação de números para garantir que conheça as hipóteses sobre a representação, valor posicional dos algarismos e valor total do numeral.
Escreva algarismos aleatórios e, dependendo da idade da criança, escreva letras e números.
Observe se o aluno, ao escrever, usa a correspondência falada (152), ou uma produção auditiva (100502). Observe, também, se quanto maior a quantidade de algarismos ele considera o número maior. Para alguns alunos é difícil comparar numerais com a mesma quantidade de algarismos.
Às vezes, a hipótese do aluno é que o primeiro algarismo é que manda (93 é maior que 101), o último é que manda (209 é maior que 301) ou faz uma comparação com a sequência numérica (290 é maior que 309 pois 90 é maior que 9).