INCLUSÃO: AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ERA DIGITAL

UM-GLOBO-AZUL-COM-CINCO-NOTEBOOKS-ABERTOS-CONECTADOS-A-ELE-POR-LINHAS-IMAGINÁRIAS.jpg

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ERA DIGITAL

A era digital está aí e veio para ficar. Os mais otimistas acreditam no poder transformador das tecnologias na sociedade atual. Os mais pessimistas julgam que está atrapalha mais do que ajuda e, os realistas, tem a consciência que estas vieram para ficar e, gostando ou não, temos que nos adaptar.

Aqueles que compactuam da visão otimista, acreditam que com a possibilidade de acesso a informação, pelas mais variadas fontes, o aluno é capaz de selecionar melhor a informação que mais se ajusta aos seus interesses e necessidades o que proporciona as condições dele autorregular a sua aprendizagem.

Nesta visão, hoje em dia, é o aprendiz quem decide o que, como e quando aprender.

Dependendo da fonte utilizada, o cenário dialógico que se estabelece com o uso de recursos tecnológicos, proporciona um feedback imediato que permite ao aprendiz tomar consciência de seus próprios atos, ou seja, das suas funções cognitivas.

Os jogos e simuladores, disponíveis no mundo virtual, podem criar um cenário similar ao da aprendizagem no mundo real demonstrando eventos e situações de forma concreta.

Por outro lado, na visão pessimista, muitos professores julgam que os alunos estão fixados demais nos aspectos tecnológicos o que levou a um empobrecimento das formas de aprender. Nesta visão, consideram que a cultura digital promove o imediatismo, a superficialidade e a falta de reflexão levando ao empobrecimento cognitivo.

Os pessimistas acreditam que esta era digital levou a um acesso imediato a informação que não requer dos educandos uma reflexão e construção pessoal. Eles acreditam que os alunos acabam fazendo várias coisas ao mesmo tempo o que impede um processamento elaborado da informação.

A introdução da tecnologia na escola também é complicada pois a gestão da sala de aula se torna difícil pela escassez de recursos e, em muitas situações, alunos compartilha computadores, estes travam e os professores não recebem capacitação para o uso destes recursos no ambiente escolar além de acreditarem que os computadores não ensinam tudo que é necessário de um conteúdo.

Esta era digital exige uma nova postura dos professores que necessitam modificar seus modelos de ensino e instrução e dividir a autoridade e a detenção do saber com as tecnologias as quais não pretendem substituir o saber do professor.

Muitos acreditam que os alunos não sabem buscar e selecionar as informações relevantes, traduzir a informação de um código para outro e interagir com as diferentes fontes de informação.

A internet e os computadores não são uma novidade para os jovens mas, para alguns professores, é difícil a adoção das novas ferramentas tecnológicas por falta de capacitação específica.