A MEMÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM
A memória é um processo que abrange o neurológico, o psíquico e o cognitivo. Ela pode ser classificada conforme o tempo de armazenamento, ou seja, memória a curto prazo e memória a longo prazo.
O trabalho prioritário do nosso cérebro é nos manter vivo. Qualquer ameaça focaliza a nossa atenção. Ex: cachorro.
Além disso, o nosso cérebro é inimigo da incoerência. Aquilo que não tem importância, ou que não faz sentido, não é armazenado na nossa memória.
Para ser retido o conteúdo tem que ter sentido (pode ser compreendido) e ter significado (ser relevante e ter utilidade).
Para que possamos resgatar as informações, nosso cérebro busca pistas que levam ao local onde a informação foi armazenada.
O registro de uma informação, ou memória sensorial, é captada pelos nossos sentidos. O que não foi descartado pelo registro passa para a nossa memória de longo prazo.
- MEMÓRIA IMEDIATA: permanece por pouco tempo (mais ou menos 30 segundos). Pela importância vamos ver se ela deve ser armazenada ou não.
- Ex: telefone
- MEMÓRIA DE TRABALHO: Memória temporária, usada para manusear pequenas quantidade de informação. Pela sua importância armazenamos ou não.
- MEMÓRIA SENSORIAL: É captada pelos sentidos. SENSAÇÕES.
- MEMÓRIA DECLARATIVA: Episódica dados acontecidos em determinado espaço e tempo. Semântica – dados relacionados ao mundo, as regras lógicas e tabuadas.
- MEMÓRIA PROCESSUAL: Memória para as habilidades e hábitos. É recordar como e refere-se aos procedimentos motores e cognitivos.
A memória a longo prazo tem capacidade ilimitada.
Através dela é que se cataloga, arquiva a informação por grupos os quais são constantemente reorganizadas a cada informação nova que entra. Esta reorganização permite recuperar com facilidade toda a informação armazenada.
A memória declarativa armazena datas, nomes e números e a memória processual armazena habilidades e hábitos.