INCLUSÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA IOGA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

DUAS MENINAS, UMA DE FRENTE PARA OUTRA FAZENDO A POSIÇÃO DA COBRA NA IOGA EM CIMA DE UM TAPETE VERDE

A CONTRIBUIÇÃO DA IOGA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

A ioga pode ajudar crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem pois ajuda estes na formação de seu caráter, na parte emocional e na postura física.

A ioga ajuda a criança na sua concentração, estimula a atenção, diminui a impulsividade, trabalha a  disciplina e a percepção de tempo.

O ideal é que a criança comece a praticar ioga com seis ou sete anos pois, é nesta fase, que o sistema nervoso está mais propenso para receber os benefícios desta prática.

O trabalho com as crianças é substancialmente diferente dos adultos pois o tempo de permanência nas posições é diferente e as atividades são mais lúdicas. Muitas posições, como as invertidas, geralmente não são realizadas pelas crianças.

As posições que são usadas com as crianças trabalham a firmeza e estabilidade que são poderosas ferramentas para vencer a insegurança e o medo.

Os exercícios trazem força, flexibilidade e alongamento para todo o corpo.  Eles fortalecem a musculatura e massageiam os órgão internos. Além disso, as crianças aprendem a respirar de forma correta o que é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade e ajuda as crianças que são respiradoras bucais.

Outros benefícios são a estimulação da criança para que ela consiga manter o foco, a concentração, a atenção e a determinação. Além disso, desenvolve a criatividade e a intuição.

Isto tudo aumenta a autoestima e fortalece o sistema imunológico das crianças.

Para quem quer se aprofundar no assunto uma boa pedida é ler o livro Vamos brincar de estátua, de Marcia De Luca e Lucia Barros, Companhia da letrinhas.