INCLUSÃO: DICAS PARA CONVERSAR COM OS PAIS QUANDO OS ALUNOS APRESENTAM ALGUMA DIFICULDADE ESCOLAR

um menino e duas meninas pintando com tempera

DICAS PARA CONVERSAR COM OS PAIS QUANDO OS ALUNOS APRESENTAM ALGUMA DIFICULDADE ESCOLAR

Quando suspeitamos que os nossos alunos apresentam alguma dificuldade escolar, que indique a presença de um quadro de necessidade educativa especial, é necessário que a escola converse com os pais o mais cedo possível.
A maneira como iniciamos esta conversa , com os pais, vai ser determinante para a escolarização deste aluno. Ouvir da escola que pode haver algo de errado, com o seu filho, não é fácil para as famílias pois isto gera uma série de sentimentos contraditórios.
A escola deve começar o assunto não pelas dificuldades manifestadas, mas sim, salientando o aspectos positivos e os pontos fortes dos alunos. Isto vai mostrar para os pais que mesmo com as dificuldades, os seus filhos tem um potencial.
Se a escola desconfia de alguma dificuldade específica, deve falar abertamente e perguntar se a família também observa estes comportamentos em casa. Se necessário, faça uso de folhetos informativos.
Cite os comportamentos específicos que você observou e porque eles preocupam a escola. Peça para os pais observar estes aspectos no seu dia a dia e veja se eles se repetem em casa.
Durante a conversa, faça pausas para deixar os pais pensarem e se expressarem e preste atenção no tom de voz e na linguagem corporal deles. Se você notar que o assunto está causando muita ansiedade, mude o rumo da conversa e mais uma vez valorize os potenciais da criança.
Uma boa anamnese pode dar dados preciosos do desenvolvimento da criança que podem esclarecer muitos aspectos e ajudar no encaminhamento correto.
Termine a conversa dizendo o quanto é importante o encaminhamento, o mais cedo possível, para uma avaliação mais detalhada e como isto pode ajudar o aluno a maximizar o seu potencial.
Ouça as preocupações do pai e os ajude a esclarecer as suas dúvidas. A escola deve estar sempre bem informada pois é lá que os pais irão, ao longo do processo escolar, buscar orientação e dividir as suas angústias.