INCLUSÃO: LATERALIDADE: O DILEMA DOS PROFESSORES

IMAGEM DE DOIS MENINOS TIRANDO UM COELHO DA CARTOLA UM PELA DIREITA E OUTRO PELA ESQUERDA

 

LATERALIDADE: O DILEMA DO PROFESSORES

A lateralidade é uma questão que preocupa os professores que, frequentemente, se queixam que os alunos não conseguem se localizar nas noções de direita e esquerda.

Até os sete anos é comum as crianças apresentarem algumas dificuldades nesta área. Contudo, temos que ter claro qual a dominância manual, ocular, de pé e de ouvido do nosso aluno.

– dominância manual: observe que mão o aluno usa para escrever, recortar, pentear o cabelo, escovar os dentes, pintar e comer. Peça para ele reproduzir estas ações e vá anotando. Aquela mão que ele usar por mais vezes é a sua dominância manual;

– dominância ocular: faça o teste do canudo, ou seja, coloque uma gravura colada na parede e dê a ele um rolo de papelão. Peça que ele coloque na frente de seu nariz e afaste procurando olhar a gravura pelo canudo. Veja que olho ele escolheu. Depois ofereça aquelas antigas televisões que contém uma foto dentro e um buraco para a visualização. Anote que olho ele escolheu;

– dominância do pé: peça que ele conduza uma bola, com o pé, até um local determinado. Veja o pé que ele utilizou para fazer o trajeto;

– dominância do ouvido: peça que ele atenda a um telefone de brinquedo e um celular e veja que ouvido ele escolheu.

A lateralidade cruzada acontece quando existe uma dominância ocular diferente da manual.

Este fator pode levar o aluno a ter dificuldades no processo de alfabetização manifestando lera espelhada, dificuldades em escrever na margem e de se organizar no caderno.

Para auxiliar o aluno podemos usar um estímulo externo que estimule a localização. Com o uso, está passa a ser automática.

Podemos colocar um relógio no pulso esquerdo explicando, para o aluno, que geralmente usamos o relógio no pulso esquerdo. Depois levante dado de coisas que costumamos fazer com a mão direita e esquerda salientando a diferença entre destro e canhoto.

Para os alunos destros peça que eles tentem escrever e pintar com a mão esquerda. Quando eles notarem a dificuldade, saliente que usamos a mão direita para escrever. Com os canhoto faça o contrário.

Com o relógio no pulso, peça que ele mostre as partes do corpo que ficam do lado esquerdo e direito. Com o tempo, vá variando a atividade pedindo que eles toquem com a mão direita no olho esquerdo, usando balões de diferentes cores nas mãos esquerda e direita e crie novas situações.

Para aqueles que tem a letra espelhada e dificuldades em respeitar as margens do caderno, coloque bolinhas como um lembrete por onde eles devem iniciar, pinte as margens do caderno para ajudar na orientação. Pinte parte da linha para introduzir parágrafos, mas com o tempo vá retirando as pistas.

Algumas brincadeiras podem ser adaptadas e usadas para trabalhar a lateralidade como:

– passa passa: passar a bola pela esquerda ou direita;

– pula pula: percorrer um caminho pulando num pé só primeiro com o direito e depois com o esquerdo;

– fura balão: com um balão amarrado ao pé, furar o balão do colega definindo se é o da direita ou da esquerda;

– mude de casa: colocar arcos no chão e pedir que os alunos mudem de casa para a direita ou para a esquerda;

– emite o chefe: pedir que levantem partes do corpo igual ao chefe: braço direito, perna esquerda.