INCLUSÃO: COMO AJUDAR AS CRIANÇAS NO ESTUDO?

MENINA COM A CABEÇA ABAIXADA COM LIVROS EM CIMA DA MESA PREOCUPADA E UMA BOLA AMARELA EM CIMA DE UMA PILHA DE LIVROS

COMO AJUDAR AS CRIANÇA NO ESTUDO?

Quando nos referimos a estudar este termo é sinônimo de atividades escolares que envolvem temas para casa, trabalhos escolares, resumir, repassar e assimilar conteúdos.
Em casa, é necessário que os pais conheçam o seu filho a ponto de descobrir o melhor horário que estes respondem ao estudo. Temos que ter claro que o estudo é responsabilidade dos alunos e não de seus pais.
Os pais podem auxiliar valorizando os estudos e a escola através da transmissão de experiências positivas, falando bem dos professores, conhecendo e respeitando as normas da escola, exigindo responsabilidade e cumprimento das tarefas escolares e garantindo condições mínimas para o estudo como um local adequado e limitação de tempo.
A capacidade de concentração de uma criança varia de acordo com a faixa etária. Pais e professores tem que ter claro que quantidade não é garantia de qualidade e, consequentemente, de aprendizagem.

Sendo assim, muitos especialista sugerem que o tempo de estudo e de realização de atividades escolares, em casa, seja de cerca de:
– No 1º e 2º anos: com a idade de 6 a 7 anos, cerca de 40 minutos diários;
– No 3º e 4º anos: cerca de 90 minutos diários;
– No 5º e 6º ano: cerca de 90 minutos diários;
– do 7º ano em diante: de 90 minutos a 120 minutos.
Contudo, os pais devem:
– acompanhar o cumprimento dos horários e ver como este tempo está sendo aproveitado;
– ajudar o seu filho na organização do material para o estudo;
– manter contato com a escola para saber dos progressos e dificuldades de seu filho;
– oferecer ajuda direta quando necessário;
– proporcionar outras atividades, mas nunca em excesso como cursos de idioma, tecnologia, visitas a museu, exposições, cinema e teatro.