INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO JOGAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

VÁRIOS MATERIAIS FEITOS COM SUCATA EXPSOTOS EM CIMA DE UMA MESA

A IMPORTÂNCIA DO JOGAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O jogar é um divertimento, uma brincadeira e um passatempo que é sujeito a regras que devem ser observadas quando se joga. Ele é um estímulo ao crescimento ao desenvolvimento cognitivo e aos desafios de viver.
Desta forma, o jogo no sentido integral é o mais eficiente meio estimulador das várias inteligências.
Quando joga,  a tarefa não pode ser imposta para a criança, e sim, deve ser absorvida por ela a partir do momento que ela compreende os elementos significantes (palavras, desenhos, fotos e cores) e seu significado (objetos).
O jogo faz com que a criança construa sua historicidade, ou seja, ensina ela a pensar em termos de passado, presente e futuro, ajuda ela a ampliar o seu vocabulário, a construir frases e ideias, desperta sua capacidade lógica, ensina ela a associar e trabalha com conceitos e as suas relações.
Jogando a criança adquire hábitos, habilidades e competências que são amplamente trabalhadas na educação infantil.
Através do jogo, o aluno é capaz de aprender a observar, conhecer, comparar, localizar, separar, reunir, medir, relatar, combinar, conferir, localizar, classificar, criticar, manipular, identificar e juntar.

Mas o jogo não contribui apenas para as crianças que estão na educação infantil e nas primeiras anos do ensino fundamental.
Quando o aluno passa para o ensino fundamental, além das habilidades acima citadas, o aluno pode desenvolver mais habilidades tais como criar, analisar, sintetizar, enumerar, transferir, demonstrar, debater, deduzir, seriar, conservar, julgar, avaliar, interpretar, provar, testar e concluir.
Já no ensino médio, amplia-se estas habilidades incluindo habilidades como refletir, recriar, conceituar, interagir, especificar, ajuizar, revisar, descobrir, levantar e imediatamente testar hipóteses.

Desta forma, o jogo auxilia o desenvolvimento humano.