INCLUSÃO: WEBQUEST: UMA FORMA DVERTIDA DE APRENDER

LOGOTIPO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

WEBQUEST: UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER

 

De acordo com Abar e Barbosa (2008), a Webquest é uma atividade didática estruturada de forma que os alunos envolvam-se no desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando, principalmente, os recursos da internet.

 
Sendo assim, as autoras colocam que a tecnologia Webquest é sustentada por teorias psicopedagógicas, podendo ser caracterizada como uma técnica de aprendizagem construtivista que pode ser utilizada em um ambiente construcionista, pois o aluno constrói o seu próprio conhecimento a partir do momento em que manipula o computador utilizando o ambiente virtual de aprendizagem.

 
Segundo as autoras, a Webquest é uma ferramenta pedagógica que leva a uma aprendizagem cooperativa, colaborativa, significativa e criativa ao mesmo tempo em que desenvolve nos alunos, habilidades cognitivas e competências necessárias para um bom uso das ferramentas presentes na WEB.

 
Para Vygotsky (1997), a aprendizagem deflagra vários processos internos de desenvolvimento mental que tomam corpo quando o sujeito interage com os objetos e sujeitos em cooperação e, uma vez internalizados, estes processos se transformam em desenvolvimento.

 
Desta forma, por sua estrutura lógica, sequencial e organizada, a qual permite uma pesquisa orientada com a inclusão da tecnologia, a Webquest utiliza a abordagem sócio interacionista, pois permite que os alunos construam seus conhecimentos à medida que vão cumprindo tarefas, trabalhando as informações, compreendendo e armazenando estas em um trabalho cooperativo.

 
Este conceito surgiu em 1995, com Bernie Dodge, com o objetivo de usar a internet de forma criativa e investigativa.

 
Os diferentes autores que, na escolarização de crianças que apresentam deficiências de ordem física, sensorial e/ou cognitiva, a Webquest permite adequar o trabalho as características individuais dos alunos, pois, na sua estrutura, usa fontes de informação variadas como livros, vídeos, imagens e jogos que, associadas aos recursos da tecnologia assistiva, viabilizam o acesso a informações autênticas as quais promovem uma aprendizagem cooperativa, significativas e acessíveis.

 
Resumindo, podemos dizer que a WEBQUEST é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que a cada dia cresce na WEB, se tornando uma metodologia que usa a internet para desenvolver o pensamento reflexivo e a criatividade.

 
Ela traz informações do mundo real as quais, bem selecionadas, criam tarefas autênticas para despertar o interesse do aluno. Desta forma, a WEBQUEST tem um caráter construtivista a partir do momento em que cria aprendizagens colaborativas e participativas que ajudam os alunos a desenvolverem habilidades e construir u produto final grupal e não individualizado.

 
Utilizando a WEBQUEST podemos modernizar e inovar o modo de fazer educação a partir do momento em que promove a aprendizagem cooperativa e colaborativo, desenvolve habilidades cognitivas, transforma informações, incentiva e desenvolve a criatividade, desenvolve o pensamento crítico e reflexivo.

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.