INCLUSÃO: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

deficencia-visual.jpg July 2, 2014 259 × 194

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

A tecnologia assistiva pode potencializar a escolarização de alunos que apresentam limitações de ordem física, sensorial e/ou cognitiva com o uso de serviços, recursos e produtos os quais podem maximizar o seu potencial.

 
Valente (1991) afirma que as crianças com deficiências física, auditiva, visual ou mental manifestam dificuldades que limitam a sua capacidade de interagir com o mundo. Estas dificuldades podem impedir que estas crianças desenvolvam habilidades que são à base do processo de aprendizagem.

 
Os alunos com deficiência visual podem maximizar o seu potencial com o uso de recursos tecnológicos, ópticos e não ópticos.
Os recursos ópticos são considerados as lentes e outros recursos que possibilitam a ampliação de imagens e a visualização de objetos favorecendo o uso da visão residual para longe e para perto.

 
Em relação aos recursos não ópticos, os especialistas referem-se a mudanças relacionadas ao ambiente, mobiliário, iluminação e aos recursos para leitura e escrita como contrastes e ampliações.

 
De acordo com o MEC (2007), podemos lançar mão de vários recursos como:

 

  • RECURSOS ÓPTICOS:  Lupas de mão, apoio, eletrônica e de mesa, óculos focais, monoculares, telescópios e com lentes especiais.
  • RECURSOS NÃO ÓPTICOS:  Lâmpadas incandescentes e fluorescentes, Contrastes de cores nos materiais (preto/branco e amarelo/preto), Visores, bonés e oclusores laterais, Folhas em acetato amarelo, com linhas mais escuras, pautas ampliadas e com maior espaçamento entre as linhas, Livros e textos ampliados e em Braille, Lápis 6B, 5B, canetas de ponta porosa azul ou preta e canetas para desenhar em relevo, Prancha inclinada para leitura. Tiposcópio (guia de leitura), régua para assinatura e dispositivos para isolar palavras e sentenças, CCTV (circuito fechado de TV).
  • RECURSOS TECNOLÓGICOS:  Leitores de tela e softwares como JAWS, VIRTUAL VISION, NVDA, ORCA, DOSVOX, WINVOX, MEC DAISY, Lente Pro e MOTRIX, Rotuladora Braille e Touch Memo (para gravar rótulos em etiquetas), Thermform (produzir textos em Braille e gráficos), Impressora e máquina de escrever em Braille, Audiodescrição, terminal Braille linha Braille, Identificador de cores e detector de luminosidade.
  • RECURSOS PEDAGÓGICOS:  Reglete e punção, Sorabã, áudio livro, relógio tátil e sonoro, fita métrica e mapas em relevo e jogos pedagógicos em Braille.
  • ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE:  Bengala longa, bengala com versão sonora para a identificação rápida de obstáculos e bengala laser que faz a leitura óptica do obstáculo.

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.