INCLUSÃO: OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA OS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

IMAGEM DE UM MENINO LOURO OLHANDO POR UMA JANELA REDODA VERDE

 

OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA OS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Para o cérebro processar bem as informações tem que haver equilíbrio das emoções. O afeto dá qualidade ao aprendizado e autonomia a quem aprende.

As atividades direcionadas aos alunos com autismo devem estimular a afetividade, socialização, ludicidade, linguagem, comunicação, educação, área motora, artes e cuidados pessoais.

Os principais objetivos devem ser:

- terapêuticos: superar comportamentos inadequados através do reforço positivo ou do treinamento de omissão tornando o indivíduo cada vez mais autônomo e organizado para responder as demandas do ambiente;

- afetivos: criar vínculos com o processo de aprendizagem, professor e om o espaço escolar trabalhando o engajamento, apostando no contato visual e o vínculo com os demais alunos;

- social: proporcionar experiências em grupo trabalhando a interação e comunicação de forma gradativa;

- pedagógico: contemplar a sua individualidade respeitando as suas características pessoais.

Devemos ajudar o aluno com autismo a funcionar no mundo da forma mais eficiente possível e aumentar a frequência de comportamentos adaptativos e de autocuidado. Temos que buscar o maior número de comportamentos adaptativos de ordem social, comunicativa, cognitiva e acadêmica eliminando comportamentos problema como isolamento social, estereotipia, baixa tolerância a frustação, agressividade e auto injúria.

Os professores necessitam penetrar no mundo do autista, concentrar-se no contato visual, compartilhar com ele as suas brincadeiras, mostrar para cada palavra uma ação e para cada ação uma palavra, tornar os hábitos cotidianos agradáveis, usar voz clara, serena e firme.

As escolas devem apostar na estruturação visual pois esta ajuda ele a entender o que está acontecendo. O que ele não entende ele ignora.

Temos que ter clara a diferença entre engajamento e vínculo. O engajamento é diferente de vínculo pois vínculo eu estabeleço com um mas tenho que me engajar com vários ao mesmo tempo.

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.