INCLUSÃO: OS COMPORTAMENTOS REPETITIVOS E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

IMAGEM DE UM MENINO MORENO DE PERFIL COM O OLHAR VAGO DIRECIONADO PARA O CHÃO

 

OS COMPORTAMENTOS REPETITIVOS E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Os comportamentos repetitivos são um dos sintomas do transtorno do espectro autista que atrapalham a interação social deste indivíduo e prejudicam a sua relação com o mundo.

É comum observarmos comportamentos repetitivos incomuns e / ou uma tendência a se envolver em um leque restrito de atividades que incluem  balanças as mãos, balançar o corpo, pular e girar, organizar e reorganizar os objetos e repetir sons, palavras ou frases. Às vezes o comportamento repetitivo é auto-estimulante, tal como mexer os dedos na frente dos olhos.

Estas crianças passam horas colocando objetos e brinquedos em fila de uma maneira específica em vez de brincar com estes. Sua brincadeira não é funcional.

Pequenas mudanças, ou tentativas de romper com este ritual, podem ser extremamente estressantes e levar a explosões. O fato que mas preocupa pais e professores é que estes comportamentos repetitivos podem se tornar uma preocupação intensa e obsessiva para a criança e seus conteúdos tomam formas incomuns que alteram a rotina da criança como ficar horas olhando para um ventilador girando.

As crianças mais velhas e os adultos podem desenvolver um interesse enorme em números, símbolos, datas ou temas de ciências perdendo horas repetindo os pontos de interesse.

 

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.