INCLUSÃO: O USO DE MATERIAIS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

IMAGEM DE VÁRIOS LIVROS COLORIDOS SENDO SUGADOS PARA DENTRO DE UM TABLET

 

O USO DE MATERIAIS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Na tentativa de sairmos do ensino tradicional, introduzimos materiais digitais no ambiente escolar comprando todos os jogos que encontramos pela frente na ilusão de que estamos oferecendo uma variedade de recursos e estímulos aos nossos alunos que apresentam alguma necessidade especial.

Em muitas situações, não paramos para pensar em que tipo de material estamos adquirindo e de que forma podemos utilizá-lo a ponto de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Compramos jogos digitais sem avaliar o seu funcionamento, o efeito que a interface causa no usuário e os problemas específicos que podem ocorrer se não houver compatibilidade do material com o nosso equipamento.

É imprescindível que pais e educadores façam uma avaliação diagnóstica dos materiais usados avaliando, desta forma, os conteúdos, a possibilidade de descoberta e de interação, a possibilidade de participação e de desenvolvimento do pensamento crítico.

Se não usarmos este material, anteriormente, na hora que o aluno está utilizando não sabemos como guia-lo e como resolver as situações que se apresentam ao longo do percurso.

Os critérios ergonômicos, do material utilizado, devem ser levados em conta tais como: segurança, conforto, produtividade, forma de condução, os meios que são usados para informar, orientar e conduzir o processo, a carga de trabalho que estes exigem, qual o controle que o usuário pode ter sobre o produto, este manifesta adaptabilidade as condições físicas e cognitivas dos alunos, possibilita a gestão de erros, existe coerência com os códigos, denominações e linguagens usadas, tem compatibilidade com o sistema e é claro a ponto de incentivar a memorização.

Outro aspecto muito importante são os critérios pedagógicos onde temos que ter claro até que ponto este material está adequado aos nosso objetivos educacionais, se traz benefícios didáticos e se aborda conceitos relevantes para o nível de desenvolvimento de nossos alunos trabalhando os fatores afetivos e emocionais.

O material digital pode se ter um caráter ocupacional se não atender aos critérios comunicacionais, ou seja, se sua interface acaba não promovendo a interatividade, não se converte em material de apoio a partir do momento que tem uma navegação complicada que faz com que outras pessoas interfiram durante a atividade ou não conta com um grafismo atraente pois oferece uma organização de imagens que prejudica o aluno.

Um material digital tem que ter usabilidade, ou seja, ser eficiente, incorporar novos conceitos e aprendizagens, ser flexível, ter bom desempenho, proporcionar controle de erros, ser versátil e funcional, de fácil memorização e ter uma carga de trabalho com baixo índice de erros que levam o aluno a querer cada vez mais.