INCLUSÃO: O AUTISMO E AS CONDIÇÕES MÉDICAS QUE DEVEM SER LEVADAS EM CONTA

IMAGEM DE UM MENINO COM MUITO SONO E PARECENDO ESTAR COM DOR DE CABEÇA

 

O AUTISMO E AS CONDIÇÕES MÉDICAS QUE DEVEM SER LEVADAS EM CONTA

 

Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relata que as crianças com transtorno do espectro do autismo, e outros transtornos do desenvolvimento, tem maiores chances de apresentar algumas condições médicas associadas tais como: asma, eczemas ou alergias de pele, alergias alimentares, dores de cabeça, diarreia crônica ou colite (inflamação do cólon).

Muitas pessoas afetadas pela transtorno do espectro do autismo demonstram dificuldade em adormecer e manter o sono durante a noite, o que afeta até quatro em cada cinco crianças.

Os problemas do sono mais comuns envolvem dificuldade em adormecer e repetidos despertar durante a noite. Algumas crianças têm prolongados despertares noturnos ou despertam muito cedo pela manhã.

Sabemos que o sono interrompido e insuficiente pode resultar em sonolência diurna, problemas de aprendizagem e problemas comportamentais, tais como hiperatividade, desatenção e irritabilidade.

Existem muitas razões potenciais para a falta de sono em crianças com autismo, incluindo aspectos neurológicos, comportamentais e problemas médicos associados. Alguns estudos iniciais sugeriram alterações nos sistemas cerebrais que regulam o sono. Outros estudos estão analisando os níveis de hormônios como a melatonina, que é conhecido por afetar o sono.

Os problemas de sono decorrem de diversos fatores, tais como: a falta de uma rotina de sono regular, vários despertares noturnos que dificultam retomada do sono, problemas médicos, refluxos gastrointestinais, epilepsia, ansiedade, entre outros.

Para ajudar o indivíduo a dormir melhor podemos adotar hábitos como horário certo para dormir e acordar, cuidar a luminosidade mantendo uma luz baixa, dormir de 7 a 8 horas por noite, desligar computadores e televisores 30 minutos antes de dormir e oferecer um lanche leve antes de dormir.

Fonte: Autism Speaks.

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.