INCLUSÃO: DEFICIÊNCIA AUDITIVA: O QUE É?

imagem de um rosto de uma mulher onde aparece a orelha e parte do ouvido e uma mão fazendo o movimento de quem quer ouvir algo

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: O QUE É?

A deficiência auditiva é caracterizada pela perda ou diminuição na capacidade de ouvir os sons e é ocasionada por qualquer problema que ocorra, em alguma da parte do ouvido, como malformação (causa genética) ou uma lesão na estrutura que compõem o aparelho auditivo.

As perdas vão desde a leve até graus mais avançados. Estas perdas podem ser classificadas como condutivas, mistas ou neurossensoriais.

As perdas condutivas são causadas por um problema localizado no ouvido externo e/ou médio que são responsáveis por conduzir o som até o ouvido interno. Nestes casos, a perda pode ser reversível.

As perdas neurossensoriais acontecem quando ocorre uma lesão no ouvido interno. Neste caso, não há problemas na condução do som, mas sim, uma diminuição na capacidade de perceber os sons fazendo com que as pessoas escutem menos e tenham maiores dificuldades em compreender as diferenças entre os sons.

As mistas ocorrem quando ambas as perdas ocorrem: a condutiva e a neurossensorial.

Cerca de 80% dos casos de surdez profunda podem ser resolvidas com aparelhos e, em muitos casos, se indica o implante coclear desde que o paciente atenda aos requisitos psicológicos, clínicos e audiológicos.

As causas da perda auditiva podem ser relacionadas com infecções (varíola, toxoplasmose, rubéola), exposição a ruídos externos extremos, envelhecimento fisiológico da audição e medicamentos tomados durante a gestação.

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.