INCLUSÃO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: O QUE É ISTO?

LAPIS DE ONDE SAI O ALFABETO ESCRITO COM CORESS COLORIDAS

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: O QUE É ISTO?

Para aprender a ler e escrever a criança tem que utilizar os seus recursos internos (hereditariedade) e externos (disponíveis no meio ambiente). O objetivo é que ele adquira uma boa linguagem receptiva (leitura) e expressiva (escrita).
A consciência fonológica pode ser definida como:
– capacidade de identificar os sons das palavras no que se refere a identificar vogais, letras graficamente semelhantes, semelhantes mas diferentes em relação a sua orientação espacial, sons foneticamente próximas, consoantes com som duplo, acompanhadas de um “u” mudo, ditongos nasais e orais e grupos de consoantes;
– capacidade de identificar os elementos que compõem as palavras incluindo terminações verbais, conjugação dos elementos verbais, palavras derivadas de prefixos e sufixos e palavras compostas;
– capacidade de desenvolver o vocabulário por meio do uso de conectores e articuladores lógicos, artigos, conjunções, preposições, adjetivos e advérbios;
– capacidade de identificar a divisão das palavras e a estruturação correta das sílabas em uma palavra;
– capacidade de identificar a situação das palavras;
– capacidade de corrigir as inversões cometidas em sílabas e palavras, corrigir as inversões de letras em sílabas e corrigir as inversões da ordem das palavras.
Para ajudar o aluno temos que apostar em atividades que motivem a escrita, aumentando o gosto pela aprendizagem e a capacidade de produção individual do aluno.
Ele tem que adquirir a consciência da língua e que esta é composta de signos que vão aos poucos se juntando, se compondo, se desenhando e formando a leitura.
Para isto, o aluno precisa trabalhar com rimas crescentes e decrescentes, com a aliteração (mecanismo de repetir os mesmos sons onde a criança percebe que dá origem a outras palavras), a síntese fonológica (dizer as palavras de forma separada), a segmentação (perceber a quantidade de grafemas (letras grafadas) e fonemas (letras pronunciadas/sons), a manipulação (construção de novas palavras a partir de um prefixo ou sufixo) e com a transposição de fonemas.