INCLUSÃO: BLOG EDUCATIVO

MENINA SENTADA EM UM COMPUTADOR COM UM MENINO ATIRANDO UM BALDE DE PAPÉIS EM CIMA DO COMPUTADOR

BLOG EDUCATIVO

Soares (2002) coloca que a sociedade atual vivencia um momento de novas modalidades de práticas de leitura e escrita com as recentes tecnologias digitais. Assim, é necessário discutir a necessidade da incorporação das novas tecnologias em sala de aula, e de trabalhar-se as habilidades de leitura e de produção numa cultura da tela.

 
Segundo Marcuschi (2004): [...] os blogs funcionam como um diário pessoal na ordem cronológica com anotações diárias ou em tempos regulares que permanecem acessíveis a qualquer um na rede. Muitas vezes, são verdadeiros diários sobre a pessoa, sua família ou seus gostos e seus gatos e cães, atividades, sentimentos, crenças e tudo o que for conversável.

 
Desta forma, o blog educativo é uma poderosa ferramenta comunicacional, pois permite a leitura e a escrita, nas suas mais variadas formas, ao mesmo tempo em que leva os envolvidos a aprenderem a ler e escrever na cultura digital.

 
Neste ponto vem o conceito de edublogs, ou blogs educacionais que, de acordo com Gomes e Silva (2006), são usados para criarem atividades escolares de caráter curricular que focam conteúdos programáticos, de um determinado nível de escolaridade ou determinada disciplina, e de caráter extracurricular explorando o contexto escolar como um recurso educativo adicional.

 
A sua utilização, junto a alunos que apresentam deficiências físicas, sensoriais e/ou cognitivas, permite a estes participarem de práticas letradas mediadas pelo computador e outros dispositivos que estão presentes nesta sociedade da informação.

 
Em termos de inclusão, o blog educativo constitui-se em uma ferramenta que torna possível inserir os alunos de forma ativa, durante todo o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades importantes para a sua vida pessoal e escolar tais como a criatividade, habilidade de pesquisa, possibilidade de socialização e de trabalho cooperativo e habilidades matemáticas e de linguagem.

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.