INCLUSÃO: ADEQUAÇÃO POSTURAL

MENINA-COM-PARALISIA-CEREBRAL-SENTADA-NO-CHÃO-SORRINDO-BRINCANDO-COM-A-AJUDA-DE-UM-ADULTO-COM-UM-BRINQUEDO-COLORIDO.jpg July 21, 2014

ADEQUAÇÃO POSTURAL

A adequação postural é muito importante para o processo de aprendizagem de um aluno seja este, ou não portador de alguma necessidade especial.

 
Para as crianças sem necessidades especiais, esta é importante para garantir um postura correta que não acarrete esforço físico desnecessário o qual possa interferir na sua capacidade de atenção e concentração durante as atividades propostas.

 
Para as crianças que apresentam alguma necessidade especial, está é condição essencial para o seu sucesso, adaptação e inclusão escolar.

 
A maior preocupação que devemos ter, em relação a adequação corporal, é de dar conforto, alinhamento postural, estabilidade e possibilidade de participação do aluno nas atividades de vida diária e escolares com a máxima segurança e conforto.

 
Um aluno com problemas físicos de correntes de paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, lesão muscular, doenças degenerativas, que sofreram traumatismo craniano ou amputações podem necessitar de recursos adicionais para se locomover e adquirir sua independência.

 
Os benefícios da postura sentada correta são a melhora de função respiratória, digestiva e circulatória, possibilidade de participação nas atividades escolares o que favorece a sua autoestima pois melhora a qualidade de vida.

 
Um indivíduo que não tem uma adequação corporal correta tem uma carga de dependência e é considerado de forma errônea como um aleijado, incapacitado e doente. Com recursos que garantam uma boa adequação postural ele passa a ser independente, participativo e satisfeito.

 
Os objetivos da adequação postural deve ser adquirir uma postura confortável, aliviar a pressão, aumentar a função, dar suporte corporal e, sua utilização deve ser ajustada frequentemente.

ativi614

Grupo formado por professores para divulgação de trabalhos na área da educação especial.