INCLUSÃO: A IMPORTÃNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

IMAGEM DE UMA SALA DE AULA COM TODOS OS RECURSOS DIDÁTICOS EXPOSTOS

 

A IMPORTÃNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Um aluno que apresenta necessidades educativas especiais, que está em um processo de inclusão escolar, pode apresentar dificuldades em relação ao método de trabalho que é adotado em sala de aula.

Por apresentarem, muitas vezes, dificuldades com a abstração e com a linguagem expressiva e compreensiva, aulas expositivas são difíceis e não geram aprendizagens significativas.

Uma aula com recursos didáticos diferenciados podem facilitar a aprendizagem destes alunos. Desta forma, podemos definir recursos didáticos como todo o material utilizado e proposto para ser aplicado pelo professor que auxilia no processo de aprendizagem podendo ser virtual ou não.

As aulas com recursos são menos cansativas, mais dinâmicas e flexíveis e podem ajudar o aluno a desenvolver habilidades e a criatividade enquanto trabalha com os conteúdos programáticos de cada disciplina. Além disso, com um material diferenciado os alunos podem desenvolver melhor a sua área cognitiva, pois o aluno constrói o conhecimento de forma prática.

Quando o professor cria, motiva cativa e mostra o caminho para o aluno ele vai se engajar em qualquer atividade e assimilar muito melhor os conteúdos.

Quando trabalhamos com atividades criativas levamos os alunos a colocarem em prática habilidades cognitivas de ordem superior tornando-se altamente motivadoras.

Quando acontece um conflito cognitivo a aprendizagem é mais significativa, pois nossas dúvidas e conflitos acabam sendo respondidos. Explicar o ciclo da água em uma aula expositiva pode ser menos efetivo que o uso de uma animação que explique o fenômeno.

O uso de vídeos educativos, que tem um custo mais acessível, pode transmitir ideias, conceitos, sensibilizar, trabalhar a linguagem expressiva e compreensiva, proporcionar a pós produção de uma forma pesquisadora e lúdica.

A informática educacional, além de estimular e motivar o aluno desenvolve habilidades psicomotoras, a socialização, a comunicação e a linguagem, a cognição, a autonomia, o entorno imediato, lógica, raciocínio, curiosidade, imaginação e reflexão além  de melhorar o rendimento escolar e levar a superação pessoal.